9 de jul. de 2008

Chegar até o pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, não é tarefa fácil.

Expedição a quase 3 mil metros de altitude requer esforço, mas é recompensada pela beleza do Amazonas.
Christian Brandão

Não é só a altitude que torna difícil a empreitada de subir ao pi co da Neblina, ponto mais alto do Brasil. Distante de quase tudo e com acesso somente de barco ou pequenos aviões, a grande montanha amazônica continua sublime envolvida por sua s nuvens.O pico fica dentro do Parque Nacional que leva seu nome. Localizado próximo à fronteira com a Venezuela - onde está o Parque Nacional La Neblina - é uma das maiores áreas de preservação da América do Sul, com mais de dois milhões de hectares.

O ponto de partida para chegar até o ponto mais alto do país - que a partir de 2004 com novos estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) passou a ter 2.993 metros, ao invés de 3.014 - é a cidade de São Gabriel da Cachoeira, distante quase 900 quilômetros de Manaus.

A partir do município é necessário pegar uma voadeira e se embrenhar por longas horas nos igarapés e rios da Amazônia. O verde das matas e as águas começam a se tornar uma verdadeira imensidão.

O início da trilha está a pouco mais de 150 metros acima do nível do mar. Junte a isso um terreno lamacento, escorregadio e cheio de obstáculos. É este o cenário - que tem como coadjuvantes insetos estranhos e muita umidade - dos quase 40 quilômetros de trilha.

O esforço de passar por uma das trilhas mais difíceis do Brasil não é recompensado somente pelo amanhecer ou fim de tarde com um gigante tapete verde se estendendo sob os pés.

Durante todo o percurso, animais e plantas surpreendem pela beleza e diversidade. A pureza do Amazonas ainda intocado não se revela apenas a quase três mil metros de altitude. É no chão, em meio à lama, que a floresta se mostra.

Fonte: Grupo Viagem
Créditos:
Sylvia Silva e André Dib

3 comentários:

500 Dias Pelo Mundo - http://www.facebook.com/500DiasPeloMundo disse...

Olá,
Parabéns pela viagem!
Iniciarei um mochilão de 30 dias pela Amazônia no dia 01/11/09, partindo de Manaus.
Um dos meus destinos será São Gabriel da Cachoeira e quem sabe Pico da Neblina.
Estou buscando informações a respeito do Pico.
Consegui um contato de um militar em SGC e espero que ele me ajude.
Viajarei sozinho e não sei se conseguirei montar uma pequena excurssão para subir o Pico.
Se você tiver informações que possam me ajudar, eu agradeceria.
Anote meu email: pablorj@gmail.com
Um abraço,
Pablo Rodrigo Jacinto - Sâo Paulo/SP

André Dib disse...

Caros,

Meu nome é André Dib, e fiquei surpreso ao ver 4 fotos minhas, do Pico da Neblina no blog sem o crédito devido. Acredito que os blogs sirvam para informar e compartilhar informações. Sou a favor disso! No entanto o respeito com o trabalho dos outros não pode ser esquecido. Sou fotógrafo profissional e a fotografia é o meu patrimônio. Espero que coloquem, pelo menos, os créditos devidos nas fotos, individualmente.
Grato pela compreensão.
Abs
André Dib

Camelos de Mochila. disse...

Olá André. Se você ler toda a matéria irá ver que está sim com o credito para você.
Fonte: Grupo Viagem
Créditos: Sylvia Silva e André Dib

Postei aqui no blog esta matéria pois temos grande vontade de ir lá, e acreditei que isto serviria de motivação para o grupo.
Seja bem vindo ao Camelos.
Obrigado.
Abrs.
Camelos de Mochila