11 de abr. de 2008

Bico do Papagaio e Pico da Tijuca, dia 21/04 (FERIADO)

(Bico do Papagaio, visto da Pedra do Urubu
Foto: Instituto Terrabrasil)


Eu sei, eu sei... estava previsto que faríamos a primeira metade da Travessia dos Picos como nossa atividade nessa data, mas eu havia proposto que fizéssemos uma pequena mudança no roteiro e, como não houve protestos, lá vai: Bico do Papagaio e Pico da Tijuca, dois clássicos sagrados das trilhas cariocas, no mesmo dia. Junto com a Pedra da Gávea, esses dois picos formam a tríade das mais famosas trilhas localizadas no solo da cidade do Rio.

Fazer trilha no Rio de Janeiro e não conhecer esses dois picos é como, por exemplo, um turista ir a Roma e não conhecer o Coliseu; ir a Paris e não conhecer a Torre Eiffel; vir ao Rio e não conhecer o Corcovado. Agora, chega. Não posso mais privar alguns de meus companheiros dessa lacuna, hehe.

Elas podem não ser as trilhas que têm o melhor visual, a flora mais exuberante, os melhores cursos d´água... mas são trilhas que têm muita personalidade, carisma, tradição e, acima de tudo, representam com louvor o Parque Nacional da Tijuca. Elas moram nos corações de milhares de aventureiros cariocas, pois quase sempre foi numa delas que muita gente teve o "batismo de fogo" com o mundo das trilhas. E esse foi o meu caso.

Então, o roteiro inicial é o seguinte: saída do Bom Retiro (local com mesas para piquenique, banheiros e estacionamento e que marca o início das duas trilhas) e subida ao Pico da Tijuca (segundo ponto mais alto da cidade do Rio, com 1.022 metros de altura). Esse percurso tem 2.600 metros de extensão, e enfrentaremos um desnível tranqüilo de 362 metros em aproximadamente 45 minutos até o cume. Curiosidade: no finalzinho da trilha, há degraus que foram escavados na rocha em 1929. Lá de cima, ampla vista da Zona Norte e Centro do Rio, além da visão lateral completa da Serra dos Órgãos e do parque dos 3 Picos, da totalidade da baía de Guanabara, parte de Niterói, Maricá e da Barra da Tijuca, além de uma ampla vista do próprio parque. É também o melhor local para se ter uma vista aérea do Engenhão, novíssimo estádio olímpico usado no Pan, e do Maracanã. De lá, passaremos também pelo Tijuca-Mirim, que fica logo abaixo.
(Chegada ao Pico da Tijuca. Esse careca aí ... sem comentários)

Na descida, pegaremos a mesma trilha e, na bifurcação, seguimos adiante até o Bico do Papagaio (989 metros de altura). A partir daí, metade do tempo gasto na trilha será por um caminho tranqüilo e bem aberto, bem parecida com a trilha do Sino, e a outra metade numa escalaminhada muito maneira, a minha favorita. Como será final de semana, talvez (aliás, MUITO provavelmente...) pegaremos um pequeno engarrafamento, pois geralmente há um intenso movimento de subida e descida. Lá de cima, uma das mais lindas e surpreendentes vistas do Rio de Janeiro. Em seguida, desceremos uma trilha alternativa (onde passaremos agachados por uma fenda na rocha) que nos levará à Pedra do Urubu, ao lado do Bico do Papagaio. Daí, há a opção de seguirmos pelo caminho da Serrilha, uma variante ao caminho tradicional que sai quase no ponto final de nossa aventura, no Bom Retiro. SÓ QUE NUNCA FIZ ESSE CAMINHO. É um dos únicos caminhos da floresta que não conheço. Porém, tenho todas as indicações de como se fazer essa variante. Caso vocês queiram "apimentar" um pouco mais a trilha e optarem por fazer esse caminho, seguindo as indicações como numa corrida de orientação, beleza! O máximo de ruim que pode nos acontecer é aparecermos no RJTV e no Jornal Nacional: "otários conseguem se perder na Floresta da Tijuca", hehehehehehehehe. Caso não queiram arriscar e prefiram descer pelo caminho tradicional, beleza também!

(Passagem para a Pedra do Urubu e Serrilha do Papagaio. Foto (internet) de Régis Lopes)

No final, o merecido prêmio: diversas mesinhas para fazermos o nosso "rango". E há mesas pelo parque para todos os gostos: ao lado de grutas, de lagos, em locais isolados, em locais cheios de gente, etc.

É isso aí camelada. Beijos nas meninas e abraços nos camaradas!

18 comentários:

Camelos de Mochila. disse...

Ah galera, esqueci de comentar lá no texto: pode ser mais viável que façamos o caminho inverso - começar pelo Papagaio e terminar no Tijuca. Explico: para fugir dos "engarrafamentos" na escalaminhada do Papagaio, é mais viável chegarmos bem cedo ao parque e, ao subir para o Papagaio, com certeza não encontraremos ninguém descendo, ao contrário do que ocorrerá se formos primeiro ao Tijuca. Mas até lá a gente decide isso. Abraços.

Alberto Monte disse...

Você é mesmo hilário meu camarada.
Com estes comentários, fica impossível não querer fazer esta trip.Mesmo que já tenha feito dezenas de vezes.
Estarei lá, com certeza.
Abraços.

Leonardo disse...

Show de bola Albert!
Demoro!
Abrs.

OTEB disse...

E se ainda houver tempo e sobrar disposição após a trilha (meio difícil, porque vai ser "chão" pra caramba...), ainda há a possibilidade de se tomar um banho CONSAGRADOR nas Paineiras e apreciar aquele visual maneiro lá de cima.

OTEB disse...

Galera, li há pouco lá na "Trilhas quase secretas" que houve um "ataque" de um macaco a um caminhante na trilha da Pico da Tijuca. Parece que o macaco não faz parte da fauna do parque (acham que deve ter sido solto lá). Dêem uma lida lá.

Outra coisa: ambas as trilhas têm escassez de água; portanto, contem com um peso extra de água que deveremos levar, individualmente. Abraços!

Alberto Monte disse...

Queridos amigos;

Infelizmente terei que dar uma notícia meio chata.

É que com a idade, a nossa memória começa a nos pregar peças e a minha (apesar dos meus 20 anos) já está falhando.

Ocorre que eu me esqueci completamente que no dia 05/04/2008 é o aniversário da minha esposa e do meu padrasto e já estava combinado a séculos que nós faríamos um almoço no sítio da minha mãe.

Com isso, fica impossível a minha ida na Trip do dia 05 de Abril, já que, se eu ousar faltar ao almoço, no dia do aniversário da minha mulher, automaticamente serei um ser divorciado e castrado.

Fica aqui a minha torcida para que esta Trip seja coroada de sucesso e que vocês tirem muitas fotos para que eu fique babando de inveja.

Quem sabe, se vocês derem “sorte” não tiram umas fotos do macaco maníaco que anda à solta na Tijuca.

Abraços fraternos a todos.

Alberto

OTEB disse...

Trilha ADIADA inicialmente para o dia 13 de abril, domingo. Motivos:

1 - A ausência do Mestre deixou a tropa de moral baixo;

2 - Dinho está com suspeita de dengue;

3 - As previsões de todos os institutos de meteorologia dão como certo que o próximo sábado será CHUVOSO o dia inteiro. Aliás, será o ÚNICO dia da semana que será chuvoso;

4 - Acho que o e-mail que enviei deixou a galera um pouco assustada, hehehe;

5 - Vou enviar essas mesmas mensagens por e-mail;

6 - ABRAÇOS

OTEB disse...

E isso não é pegadinha de 1º de abril. A trilha está mesmo inicialmente ADIADA. Abraços

Leonardo disse...

kkkkk
1 de abril!!!
kkkkk
mais foi adiada msm turma!rs
Abraços.
Léo Montanha

Alberto Monte disse...

Sábado - 15:25hs. O tempo está todo fechado.
Ainda bem que não fomos hoje, porque não ia dar pra ver nada lá de cima.
Galerinha. Vamos agitar e ir no próximo Sábado......

OTEB disse...

NOVA DATA: 21 DE ABRIL, SEGUNDA-FEIRA, FERIADO DE TIRADENTES.
Abraços!

Alberto Monte disse...

Oi Beto.

Atualiza a data da Trip no título.
No lugar de adiada, bota a data de 21/04, ok?
Abraço.

OTEB disse...

Eu tenytei, mas não estou conseguindo, hehehehe

Alberto Monte disse...

fvkquPede pro Léo.
Ô Léo, dá uma força pra gente.
Corrige aí a data da Trip.

Camelos de Mochila. disse...

Ta bom agora?kkkk
Vou ter que dá umas aulinhas pra vcs aprenderem a mexer aqui.rs
Abraços.
Léo MONTANHA!!!!

OTEB disse...

Sou MUITO tosco!

OTEB disse...

POVO, é o seguinte:

1 - Amanhã, dia 21, trilha CONFIRMADA. Só não vai ter se estiver chovendo; o pessoal de Magé que for vai direto pra Penha e sairá de lá, junto do Alberto e do Sandrão. Os demais podem ir direto pro Parque. O Parque abre às 08h00;

2 - Esperarei por vocês lá no Parque: se o portão ainda estiver fechado, estarei na pracinha em frente; se estiver aberto, estarei no estacionamento da Cascatinha;

3 - Não se esqueçam de levar cantis sobressalentes, pois precisaremos de bastante água; porém, por causa do frio, acho que não vai ter o banho de cachoeira...

4 - estou sozinho em casa e sem celular, sem máquina digital, sem despertador...se por acaso eu não conseguir acordar no horário, podem começar a trilha que darei um jeito de encontrá-los. O roteiro começa pelo Papagaio e termina no Tijuca; Ah, e podem ligar aqui pra casa para me acordar, de preferência lá pelas 05h30min, hehehe.

5 - Rango: vou levar o de sempre. Talvez, se tiver tempo, faça uma surpresa. Só não sei se vocês gostarão da surpresa, hehehehe;

6 - É isso aí. Beijos e abraços em todos e até amanhã!

OTEB disse...

A trilha foi ótima. Mudamos o roteiro na hora por sugestão do Sandro e fizemos em seguida os três picos mais altos da Floresta da Tijuca: Papagaio, Cocanha e Tijuca. Muito chão percorrido, muita zoação e, no final, aquela já tradicional farra "gastronômica". Apesar do dia não estar ensolarado como gostaríamos, mesmo assim deu para curtir altos visuais. Mas nada se compara à presença dos colegas de trilha.
É isso aí camelada, beijos e abraços em todos e até a próxima!