8 de abr. de 2008

Trilha suspensa ampliada: novo atrativo para visitantes.

A trilha suspensa, um dos atrativos mais procurados da sede Teresópolis, foi ampliada em quase 200 metros, abrindo novos horizontes para o visitante.
A trilha suspensa foi construída sobre um antigo aqueduto que alimentava a usina hidrelétrica da Família Guinle antes da criação do PARNASO. O novo trecho foi construído com madeira plástica reciclada, que aproveita resíduos de embalagens PET, sendo também um exemplo educativo do potencial de materiais reciclados. Outra vantagem da madeira plástica é a maior resistência e durabilidade. A trilha segue também os princípios de acessibilidade, permitindo que portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção tenham um contato mais próximo com a natureza.
Na trilha suspensa é possível observar de perto o paredão rochoso e as copas de algumas árvores, normalmente inacessíveis. O novo trecho da trilha suspensa cruza áreas de clareira que permitem uma visão ampla acima da copa das árvores na sede Teresópolis, um visual inusitado que surpreende os visitantes.
A obra de ampliação é uma das ações do projeto “Centro de referência em Biodiversidade da Serra dos Órgãos”, da ONG Conhecer para Conservar com financiamento do Ministério do Meio Ambiente, por meio do edital PDA Mata Atlântica (siba mais sobre o projeto).
Abraços.
Léo Montanha.

Um comentário:

OTEB disse...

Em fevereiro, quando levei uns primos meus lá no PARNASO, essa nova parte estava em obras. BEM, como não tinha ninguém lá tomando conta...fomos conhecer essa nova área por nossa conta e risco. O prolongamento já estava quase pronto, faltando poucos metros para o final. O novo caminho leva a uma área que está com a vegetação em reconstituição, bem diferente da parte que já conhecemos. Para quem não conhece a trilha suspensa, é um passeio bem agradável e diferente de se fazer.