13 de jun. de 2008

Dicas na tv.


Bem, meu post é uma "dica" indoor. Ou seja, para aqueles dias que choveu ou o Dinho mudou a escala e a trilha foi adiada (brincadeira Dinho :P ).

A discovery channel é um canal da tv a cabo que tem dois programas super legais para quem gosta de esporte de aventuras. Survivorman e À prova de tudo. Em ambos os apresentadores ficam dias em algum lugar do planeta em que viajantes e aventureiros costumam se perder ou ficar em situações de risco e dão dicas para sair dessas situações (exemplo: ilha deserta, desertos, patagônia, mar aberto, etc).

Cada um tem sua peculiaridade:
No Survivorman o apresentador, Les Stroud (canadense), tem a meta de sobreviver 7 dias no ambiente, normalmente portanto apenas um canivete multifunção e alguns utencilios que variam de programa para programa ( barbante, uma lata de refrigerante, coisas assim). A principal diferença para À prova de tudo é que o Stroud passa os 7 dias sozinho, ou seja, ele mesmo filma tudo (e tem que carregar todo o equipamento), sua comunicação com a equipe é garantida por um celular via satelite que ele leva para casos de emergência. No episódio de 7 dias num bote salva-vidas em mar aberto ele precisou ser resgatado em meio a uma tempestade.

O problema do Les Stroud é que ele tende a ser muito reclamão e explica pouco as técnicas que usa.

Já o À prova de tudo é apresentado pelo inglês Bear Grylls. Bear fez parte das forças especiais do exercito britânico, mas desde criança lidou com esportes radicais por influência do seu pai, dizem que por isso acabou virando o inglês mais novo a conquistar o Monte Evereste.
O programa segue a mesma linha do survivorman, com algumas diferenças: O objetivo de Bear é não só sobreviver, como sair do local ou achar algum ponto habitado, o que torna o programa mais dinâmico. Além disso, ele é acompanhado por uma equipe de 2 cinegrafistas. Segundo a produção do programa eles tem ordens de não intervir a não ser em situações de risco de morte eminente.

O bom é que ele explica as técnicas com muito pouco equipamento, e se enfia em situações bem diferentes.

Claro, são programas de tv, então parte do ambiente pode ser controlado, e muita gente critica o programa de fraude.

Fraude ou não é um ótimo entretenimento, os locais são fantásticos e as dicas muito divertidas.

No blog do Bear, tem algumas imagens do making off http://www.beargrylls.blogspot.com/

Vale a pena assistir, passa no mesmo horário da novela e é muito mais educativo.

Para quem não tem tv a cabo, pode assistir no youtube, tem quase todos os episódios, ou baixar da net. Vale a pena.

Fica a dica,

Mari. ;)

2 comentários:

Leonardo disse...

Show Mari!!!!
Eu sempre assisto...é mto maneiro!
A prova de tudo é todas as terças, às 22:00 horas e o Survivorman tmb...logo depois.
Gostei Mari, vlw pela essa info.
Bjs

OTEB disse...

No domingo passado o cara ficou uma semana entre um bote e uma ilha deserta, formada por corais. Achei legal a técnica rudimentar de dessalinização de água do mar que ele usou; já tinha visto algo parecido num programa do Discovery que mostrava que os soldados chilenos, no Atacama, reaproveitam a própria urina como água potável. Pelo menos, se um dia eu estiver em uma situação extrema como essa, já sei como separar a água "potável", hehehe.

Tenho saudades de um especial sazonal que a Discovery exibia todos os anos, que era o Eco Challenge. O da Patagônia foi antológico. Via até as reprises que passavam de madrugada.

Mas em termos de cicloturismo, meu favorito é o da Renata Falzoni, que passa na ESPN Brasil. A mulher (?) é fera.