29 de mai. de 2008

Pedra da Gávea - ADIADO

A Pedra da Gávea é um extraordinário monumento natural de gnaisse com topo de granito subindo a 842 metros acima do nível do mar. É simplesmente o maior bloco de pedra a beira mar do planeta.A vista que se tem do seu topo é considerada por muitos a mais espetacular do Rio de Janeiro. Lá de cima, é possível observar grande parte do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, incluindo o Corcovado, a Pedra Bonita, as praias de São Conrado, Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói, a Barra da Tijuca e muito mais.
A trilha é muito pesada e técnica, e só deve ser feita pelos mais experientes. Demora-se de 2 a 4 horas para se completar o percurso. No final da trilha, tem a escalada da carrasqueira, uma parede com aproximadamente 30 metros de altura.Tenha muito cuidado, já que várias pessoas já morreram no local. Não é à toa que se chama carrasqueira. É aconselhável o uso de cordas e equipamentos de segurança adequados.
Video de 2006

21 comentários:

Anônimo disse...

Beto, msm que o tempo nao fique bom, vamos fazer qualquer trilha ai no RJ.Temos que partir um panetone!rsrsrs
Abrs.

OTEB disse...

Dessa vez vou levar o tal rocambole que faltou no aniversário da Mari, hehehe.

Anônimo disse...

E tomar um banho de chuva CONSAGRADOR no alto de um Pico da Tijuca ou de um Bico do Papagaio da vida vai valer o ano! Nesses dois picos, por exemplo, não há risco como na Pedra da Gávea quando o tempo está chuvoso (a não ser que caia um raio, hehe).

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk...
temos q fazer uma trilha realmente pra fechar o ano...nem q seja debaixo de chuva e raios!
Bem, raios nao...rsrsrs

Alberto Monte disse...

Que pena que a chuva atrapalhou.
Vamos torcer para dia 29 dar tudo certo.

Anônimo disse...

Previsão de tempo bom para o próximo domingo! O bicho vai pegar! hehehe.

OTEB disse...

Faaala galera! Ns dias 7, 8, 14 e 15 não poderei ir. Se der para ser no dia 21, para mim seria perfeito, mas vamos ver qual a melhor data para a maioria (e quando o Dinho poderá ir). Abraços!

Dinho Neves disse...

GALERA, BOA NOITE!! SE FOR ADIAR DO DIA 08.. PRA MIM NAO VAI DAR EM JUNHO... ESSA M.. TA MARCADA DESDE O INÍCIO DO ANO... PRS MIM SÓ DA SE ANTECIPAR PRO DIA 31/MAIO.. PORTANTO, SE QUISEREM COMER A MINHA TRADICIONAL LINGUIÇA TERÃO QUE ANTECIPAR!!! bEIJOS A TODOS!!

OTEB disse...

Hehehehe, ou então jogar para o iniciozinho de julho (duas semanas antes da travessia), como fizemos em 2006. Abraços galeraaaaa!!!!

OTEB disse...

Ô Dinho, deixa para o dia 8 mesmo! Eu é que não poderei ir de jeito nenhum nesta data, mas o restante da galera provavelmente poderá ir sim. O importante é que a maioria saia feliz, hehehe. De repente, dá para encontrá-los no "muro", quando vocês estiverem voltando. Aí, levarei meu fogareiro para fazermos um daqueles "rangos" especiais (isso, é claro, se vocês já não tiverem feito isso lá no alto da Gávea). Abração, camelos!!

Anônimo disse...

Alguém me diz se vai ser mesmo agora dia 8?

=)

Anônimo disse...

Afinal, que bulhufas de dia vai ser esta trilha?

OTEB disse...

Isso é segredo!

Alberto Monte disse...

Essa excursão está amarrada....
Portanto, vou tratar de desamarrá-la agora mesmo.
A data será 28 ou 29 de JUNHO.
VOU MESMO QUE SEJA SÓ!
Abraços a todos....

Camelos de Mochila. disse...

kkkkkkkkkkk
Dia 28 é melhor então.
O q acham?
Abrs.
Léo Montanha

OTEB disse...

Então somos - pelo menos! - três a subir. Alguém (Léo...) vai levar corda para subirmos e descermos "O MURO"? Caso contrário...vou ter que levar minha avó na academia e não poderei ir, hehe.
Abraços!

Anônimo disse...

Dia 28 entao né?

Marcado na agenda

Bjs

Alberto Monte disse...

Confirmado.
28/06/08
6:00hs na Penha Shopping
7:00hs no muro.
10:00hs no cume tirando foto e comendo...

OTEB disse...

12h32min: início da descida do muro
15h27min: finalmente conseguimos passar o muro, heheheheheehe

Marcio Marques disse...

Estou confirmado, e no domingo devo subir a serra do vulcão e estejam todos convidados.

Alberto Monte disse...

Queridos companheiros.

Gostaria que vocês “perdessem” um pouco de seu precioso tempo, lessem e refletissem sobre o que escrevo abaixo.

Nosso grupo foi fundado por 3 pessoas – Eu, minha filha Aline e o Sandrão.

O que nos uniu por tantos anos, foi exatamente a vontade mútua de praticar esporte ao ar livre – PRINCIPALMENTE MONTANHISMO E CICLOTURISMO.

Atividades estas, que sempre nos deu muito prazer e felicidade.

Nada como sentir a brisa no rosto, os cheiros e a paisagem ao se pedalar em uma estrada...

Nada como se sentir pequeno, diante do deslumbramento de uma montanha, vendo a paisagem lá de cima, como se tudo fosse muito calmo...

Graças a Deus, com o passar do tempo, alguns outros grandes amigos foram se integrando e dando corpo e uma certa estrutura ao nosso humilde grupo, que cresceu na fusão dos Camelos de Mochila e do Grupo Ecologia.
Os meus queridos irmãos de Magé, resolveram adotar a denominação “Camelos de Mochila”. Idéia essa aprovada pela maioria e adotada pelo grupo, que sempre primou pela democracia e pela vontade da maioria.

No nosso blog, consta a nossa definição:

“Um grupo de amigos que tem em comum a prática de atividades ligadas ao montanhismo e ao ciclismo, na sua forma não-competitiva, solidaria e a causar o mínimo impacto as áreas naturais”

Adotamos, o princípio do MASENC (Montanhismo Amador, Solidário, Ecológico e Não Competitivo).

O Mesmo princípio serve para o Cicloturismo.

Entendo que todos nós temos problemas, compromissos, prioridades, trabalho, estudo, família, dívidas, etc, etc, etc.

Até por isso, que preciso (vou se referir a mim) de uma atividade tão fantástica como essa, para me recarregar após uma semana inteira de lutas (aqueles mais chegados sabem bem da minha vida).

Como já escrevi em um comunicado anterior, fizemos uma programação semestral, com atividades mensais, no final do ano passado, que vem sendo cumprida, mesmo com todas as dificuldades individuais de cada um.

Para atender ao grupo, algumas vezes abdiquei de compromissos imprescindíveis nos dias das excursões e tive alguns problemas sérios em casa. Sempre em benefício do grupo.

Pretendia fechar o semestre cumprindo todos os compromissos prazerosamente agendados, para o bem do grupo.

Por isso que estava fazendo tanta questão de irmos à Pedra da Gávea neste dia 28.

Para isso, assim como a Mariana, abdiquei de 2 (dois) dias de atividades do CBM da UNICERJ, que será dias 28 e 29/07, no Parque Estadual dos Três Picos em N. Friburgo, onde haverá diversas atividades de Treking e Escaladas, onde já esta inscrito.

Abri mão, com muita alegria, EM NOME DO GRUPO CAMELOS DE MOCHILA.

O que me causa estranheza, é que grandes amigos que se dizem montanhistas, estão a semana inteira dando pra traz, com emails enfadonhos e pessimistas, claramente contrários à realização desta excursão.

Tive meu carro roubado nesta quarta-feira, e mesmo assim, me predispus alegremente à acompanhar o grupo, enquanto alguns olhavam para o céu, torcendo pra chover e não haver a excursão.

Não choveu.

Não chove à dois dias, e certamente a trilha está boa.

Lama?????

Porra (me desculpe o palavrão). Não quer sujar o pezinho de lama, faz outra coisa.

Faz Spinning.

Faz escalada em paredão artificial.

Faz esteira na academia.

Desculpas esfarrapadas, balelas e blá blá blá inútil que não leva a nada.

Me desculpem amigos. Estou muito puto mesmo.

Tenho lido muito papo cabeça-pseudo-teórico-montanhista na comunidade e tenho visto pouco espírito verdadeiro de montanha. Principalmente por parte dos membros mais antigos do grupo.

Nada contra a internet.

O fato é que vocês (me perdoem a franqueza e a liberdade) se acomodaram no conforto das suas casinhas, dos seus quartinhos e escritórios, com comidinha na mão e o ar condicionado ligado e se esqueceram QUE NÓS PRATICAMOS MONTANHISMO DE VERDADE E NÃO MONTANHISMO VIRTUAL, COMO EM UM VÍDEO GAME.

Estou muito triste, de ter desistido de ir com o pessoal da UNICERJ, praticar montanhismo puro e verdadeiro.

Mas estou mais triste ainda de ver que estamos desvirtuando o verdadeiro propósito nos Camelos de Mochila, que era o de não nos restringirmos apenas a Travessia Petrópolis Teresópolis, como havia sido decidido em reunião anterior.

Por isso, diante do desinteresse, preguiça, pasmasseira, falta de entusiasmos e principalmente, falta de espírito montanhista (momentâneo, espero) do grupo, estou cancelando a excursão à Pedra da Gávea, deste dia 28/07/2008.

Nos veremos na reunião prévia para PETRÔ/TERÊ (com mais ânimo, espero)...

Abraços fraternos

Alberto Monte