8 de out. de 2010

MIRANTE DO INFERNO – 20 E 21 DE MARÇO DE 2010

Por Beto (OTEB)

Quase um mês antes do previsto, no dia 26 de fevereiro, o Alberto fez a primeira chamada para cumprirmos o cronograma dos Camelos e irmos a um dos mais lindos mirantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos: o Mirante do Inferno. É o melhor lugar para apreciar a linda Agulha do Diabo, que na época havia sido recentemente eleita como uma das 15 melhores escaladas do mundo.

O mirante havia se transformado em uma obsessão para mim. Passei quase um ano “garimpando” na Internet tudo o que havia a respeito (a história, a descrição do caminho, impressões dos que foram lá, etc). Fiz um verdadeiro mapa mental de como seria essa excursão e, durante todo esse tempo, imaginei-me fazendo o caminho com meus amigos.

No dia 9 de março, 11 dias antes da subida, a lista de confirmados para a subida era: eu, Alberto, Dinho, Fábio “muito doidooo”, Viviane e George, com a possibilidade da ida do Léo “montanha” e do Bernardo apenas para um encontro no Abrigo 4 após a trilha.

Três dias depois, em 12 de março, a lista de confirmados já mudara: agora iríamos eu, Alberto, Dinho, Fábio “muito doidooo”, Luciano (um gaúcho amigo do Fábio doido) e talvez o Léo (filho da Viviane). George teve problemas na coluna e vetou sua ida.

Faltando três dias para a excursão, em 17 de março, o Alberto fez o seguinte comunicado:

Caríssimos amigos.Faltam apenas três dias para a nossa abertura oficial da temporada de montanha de 2010, com esta excursão inédita ao Mirante do Inferno e adjacências.Vamos definir a nossa logística para esta excursão?

São 2 (dois) carros que sairão do Rio: O meu - até agora, só vai o Oteb comigo.O do Fábio - até agora, só vai o amigo Gaúcho.O Dinho parece que sai do trabalho às 06h00. Eu posso pegá-lo. (Dá sinal de vida ô careca de Magé). Parece que o Léo e o Bernardo irão mais tarde e nos encontrarão no Sino.E o restante do pessoal, não se manifesta?

Vamos lá galera, não percam esta oportunidade.De repente eu vou amanhã ou sexta à Teresópolis comprar as entradas antecipadas. O que vocês acham? Assim, poderíamos entrar no Parque com pelo menos uma hora de antecedência.

Só que fui vítima de uma virose violenta e, na última hora, não pude ir. Na sexta-feira, o Alberto foi, com o Dinho, comprar os ingressos antecipados para apenas quatro camelos: eles dois, mais o Fábio e o Luciano. O tempo ficou nublado no dia da subida, mas tudo transcorreu bem. Dias depois da aventura, o Alberto deu um depoimento fidedigno do que foi essa subida, ao responder uma mensagem do George:

(GEORGE) Olá gente. Hoje cheguei com uma certa expectativa de olhar o e-mail e ver como foi a ida ao Mirante do Inferno/Pedra do Sino. Olhei aqui no e-mail, olhei no blog e nada. Por isso as perguntas que eu faço são as seguintes:

1) Estão vivos e bem?
Alberto: Todos estamos muito bem, porém quebrados, já que foi a primeira trilha pesada do ano e o ferrugem era grande. Mas foi maravilhoso todo o passeio.

2) Quem afinal foi?
Alberto: Alberto, Dinho, Fábio e Luciano ( o amigo de Porto Alegre).

3) Dá para fazer um resumo antes de colocar o relato?
Alberto: Resumo: Subimos as 07h10min, com tempo bom e ritmo cadenciado. Achamos a trilha do mirante sem dificuldades, mas apenas eu e Dinho seguimos. Os outros dois estavam muito cansados e foram direto para o abrigo 4. A trilha para o Mirante do Inferno é espetacular e muito técnica, devido às dificuldades. Deixamos as cargueiras escondidas na mata e seguimos leves. Caso contrário, teríamos grandes problemas. A Agulha do Diabo estava encoberta devido à neblina, porém, de repente, caprichosamente a neblina foi se dissipando e aquele colosso de pedra se abriu para nós, mostrando toda a sua beleza. ESPETACULAR!!!!!!!!

No mais, foi muito bate papo maneiro no abrigo, muita comida e novos amigos conquistados.Não fomos ver o nascer do sol, pois estava chovendo fraco de madrugada e não veríamos nada.Nos confraternizamos pela manhã, com os demais montanhistas que estavam lá (eram poucos).

Tomamos um supercafé da manhã no abrigo (todos juntos) e depois fomos no Sino. Muito vento e neblina, mas foi bom. Começamos a descida as 11:00h e fizemos todo o trajeto de volta em 3:20h, chegando lá na barragem às 14:20h.Depois fomos saborear uma deliciosa picanha na chapa lá na entrada de Guapimirim (minha terra) e fomos embora, de barriga cheia e muitas lembranças boas.

OBS: Claro que falamos mau de TODOS os que não foram. hehehehehehehehehe

4) Cadê as fotos?
Alberto: Um dia o Fábio e o Dinho colocarão, quem sabe, pois eu não levei máquina. Fizemos algumas filmagens e o Fábio fará um pequeno vídeo, que deve colocar no You Tube até 2012.

Abraço e fiquem na paz
Alberto: Para todos vocês também. E tomem vergonha na cara e vão nas próximas...








2 comentários:

Alberto Monte disse...

Parabéns Beto.
Ficou muito bom. Principalmente a foto daquele cara de óculos e boné.
Bonitão ele né? kkkkkk

Leonardo disse...

Show de bola as fotos!
PArabens camelos!